Biofilia no ambiente de trabalho

Biofilia no ambiente de trabalho, você sabe qual o impacto do design biofílico nos coladoradores?

Você sabia que trabalhar em escritórios com elementos naturais, tais como plantas e luz natural transforma os colaboradores, eles são 15% mais criativos e 6% mais produtivos.

Primeiramente o que é 'Design Biofílico?'

O design biofílico é um campo de estudo emergente que analisa a conexão das pessoas com a natureza aplicado ao espaço de trabalho. Sabemos que a relação entre os indivíduos e seus espaços de convívio pode afetar diretamente a maneira como eles desempenham, sentem e interagem uns com os outros, por essa razão, projetar espaços confortáveis, inspiradores e energizantes passou a ser imperativo no mundo contemporâneo. Este estudo único explora, pela primeira vez em escala global, a relação entre o bem-estar psicológico, os ambientes de trabalho e as expectativas dos funcionários, sendo portanto uma importante ferramenta para empresas que buscam resultados diferenciados.

Neste material você vai ver:

  • Design Biofílico em ação
  • O processo de design Biofílico
  • Pesquisa Global sobre Design Biofílico
  • O Impacto da Biofilia no ambiente de trabalho
  • Infográfico sobre o Impacto da biofilia

Download grátis

Para baixar gratuitamente esse documento preencha esse pequeno formulário de controle e o botão para download será habilitado.

    Biofilia no ambiente de trabalho

    carpetes para empresas_office flex móveis_interface_carpetes_modulares.jpeg
    ambiente colaborativo office flex moveis linha Arco e linha Mesco

    A Biofilia, conceito popularizado por Edward O. Wilson em 1984, descreve a relação inata entre os seres humanos e a natureza, além de tratar da necessidade que temos de permanecer conectados a ela. Muitas pesquisas confirmam a preferência humana pelo ambiente natural, ao invés do construído. Por exemplo, quando solicitadas a descrever a cidade ideal, as pessoas normalmente escolhem características naturais com maior frequência, principalmente focando na vegetação. Outros estudos mostram que uma vista agradável e natural pode aumentar consideravelmente o valor de uma casa.

    Sabe-se que estar conectado com a natureza é uma função humana adaptativa, que permite e ajuda na recuperação psicológica. Isto significa que trazer elementos que permitem a conexão direta com a natureza, como parques e lagos, ou conexões indiretas, como elementos de design que utilizam cores e padrões que remetem à natureza, plantas, entre outros, para dentro de um ambiente urbanizado pode ajudar as pessoas a se recuperarem mentalmente e aliviar as atividades do dia a dia, mantendo o bem-estar.

    O design biofílico é uma maneira de projetar os lugares em que vivemos e trabalhamos de forma a satisfazer nossa necessidade, profunda e fundamental, de estarmos conectados à natureza. Os efeitos oferecidos por esta conexão com a natureza vão muito além do simples aumento da satisfação dos trabalhadores. Uma crescente base de pesquisa identificou os benefícios positivos do design biofílico no apoio a vários resultados organizacionais, incluindo bem-estar e produtividade.

    Interessado em algum de nossos produtos? Converse com a nossa equipe.

     

    Conheça a empresa Marelli.